Pages

domingo, 3 de abril de 2011

Como preparar um jantar de noivado...Parte 2

Visite o novo endereço do blog:



Para trazer mais informações para as noivinhas sobre como preparar um jantar de noivado, conversei também com a Susi Obal, consultora de etiqueta. Confira abaixo as dicas dela e não deixe de ver também as respostas da consultora de etiqueta Ligia Marques:


Onde fazer a festa?
Hoje muita gente se casa sem passar pelo noivado, aliás vê-se pouquíssimas participações de noivado nos jornais. Geralmente, os pais da noiva ofereciam o jantar de noivado e convidavam os pais do noivo ou a família. Era uma boa oportunidade para conhecer e aproximar as duas famílias. Para este tipo de comemoração mais formal, são convidados os mais íntimos.

Se a casa da noiva não comportar todos os convidados: neste caso a sugestão fica para fazer a comemoração em um restaurante. É um lugar neutro e permite um contato mais descontraído.

Se os noivos já morarem juntos: seria uma boa oportunidade para convidar seus amigos e participar a próxima data do casamento já marcado.

Como fazer os convites?
Os convites são informais, por telefone ou pessoalmente, quando se trata de uma comemoração simples e com poucos convidados. Se for uma festa à moda antiga e uma recepção para muitos convidados, deveria haver o convite por escrito, com pedido de confirmação.

Quem convidar para um jantar de noivado?
A seleção dos convidados vai depender justamente do tipo de comemoração.

De caráter mais íntimo: só os respectivos pais e irmãos e um ou outro amigo.

Para uma recepção maior: além das famílias, os padrinhos e os melhores amigos dos noivos.

Precisa levar presente para os noivos?
É sempre delicado oferecer um pequeno presente (que não é obrigatório) - seja enviando flores com cartão de felicitações ou um objeto para o futuro lar.

Com que roupa eu vou?
A vestimenta vai depender do tipo de comemoração, do local escolhido e do horário.

Na praia ou numa churrascaria: o traje certamente é mais esportivo.

Num ambiente mais elegante e à noite: o traje pode ser passeio completo ou eventualmente recepção.

Anel de noivado ou alianças?
Nos tempos atuais, os noivos preferem substituir o anel de noivado pelas alianças. Já com as iniciais gravadas, servirão para o casamento. As alianças simbolizam a promessa de matrimônio desde o século 13. São usadas no dedo anular da mão direita, passando a ser utilizadas na mão esquerda a partir do casamento.

Susi Obal é consultora de etiqueta e oferece cursos de cerimonial e organização de eventos, além do curso para noivas "Quem casa, quer casa organizada". Visite seu site: http://www.susiobal.com.br

2 comentários:

Caroline Silva disse...

Pretendo comemorar meu noivado em um almoço em algum restaurante bacana em SP, e iremos convidar apenas nossos pais, irmãos e cunhados, que são os parentes mais próximo à nós.

Minha grande dúvida, é: quem paga a conta? rs
Os noivos, o pai da noiva, os dois pais em conjunto, cada um paga o seu... como fica? Dúvida CRUEL!

Marina Pastore disse...

Oi Carol, muito obrigada pela visita ao blog. Espero que a gente possa dividir dúvidas e informações nessa caminhada até o casório :)

Bem, no caso do meu noivado, meus pais fizeram questão de bancar a festa. Mas vou tentar a resposta com uma profissional para a sua resposta!

Beijos e boa sorte nos preparativos!

Marina

Postar um comentário